segunda-feira, 9 de julho de 2018

Raphael Alves absoluto na etapa de Road America pelo GT2

Ocorreu ontem (09) a quinta etapa do GT2 Challenge no circuito americano de Road America. O piloto da etapa foi Raphael Alves. Se houvesse um slogan, talvez seria "Estratégia bem executada". Isso porque nos 6,5 km de extensão de Road America, com pelo menos 3 retas longas, a estratégia de não parar era dúvida. Voltaremos neste assunto um pouco mais a frente.

No warmup, Gustavo Vidal, Thiago Pontes e Randal Rodrigues eram os destaques da sessão graças aos ótimos tempos que estavam registrando. Tudo indicava que Gustavo iria ser o adversário a ser batido, pois fez o melhor tempo do warmup mesmo carregando 80kg de lastro.

Mas na qualificação, Raphael Alves foi quem deu as cartas. Fez a pole com o tempo de 02:03.296, mais de meio segundo de diferença para Gustavo Vidal, que ficou em segundo com 02:03.856. Thiago Pontes se qualificou em terceiro com 02:03.940.

Na corrida, Raphael Alves perdeu sua posição de liderança na largada e permaneceu boa parte da primeira metade da corrida na 4ª posição, mas tudo fazia parte do plano. Raphael estava conservando seu equipamento, fazendo uma tocada tranquila e econômica, o que permitiu que ele ficasse na pista enquanto os adversários foram parando para trocar seus pneus e reabastecer. Assumiu a ponta na segunda metade da corrida de onde não saiu mais e, andando forte e seguro em todas as voltas, terminou a corrida em primeiro com mais de 20 segundos de diferença.

Gustavo Vidal conseguiu figurar na liderança em algumas voltas no início da corrida, mas teve um embate duro com Thiago Pontes pela ponta. Ambos adotaram a estratégia de fazer uma parada, mas o ritmo de Gustavo foi melhor e o momento de parada também contribuiu, devolvendo a ele a segunda posição, mesma posição em que largara. Thiago Pontes também andou forte durante a corrida, fez ultrapassagens importantes após a sua parada e, assim, conseguiu recuperar a posição em que largou para completar o pódio.

Resta apenas uma etapa para o fim do campeonato, que será realizada no dia 23 de Julho em Spa Francorchamps. Com a etapa de ontem, já temos a de título entre as equipes: a equipe Make your Point já não pode ser alcançada e é a equipe campeã do GT2 Challenge. Parabéns à equipe!

Entre os pilotos, apenas Gustavo Vidal, Raphael Alves e Ricardo Binda tem chance de título. As chances de Binda, no entanto, são bem remotas. A disputa deve ficar acirrada entre Gustavo e Raphael.

Confira abaixo as tabelas de resultados, o VT da corrida, fotos e a classificação do campeonato.













 ______
 

_____

RESULTADOS DOS PEDIDOS DE ANÁLISE:

Paulo Filho acerta o carro de Paulo Toledo durante frenagem para tomada de curva, fazendo o carro de Toledo escapar para fora da pista e perder posições. Resultado da análise: Punição de 10 pontos ao piloto Paulo Filho.

Carlos Santos acerta o carro do Edson Lourenzo enquanto ambos faziam a curva, o que fez com que Edson rodasse e perdesse posições. Resultado da análise: Acidente de corrida, sem punição, pois foi verificado que o piloto Carlos Santos tentou evitar o acidente que também teve responsabilidade do Edson no fato ocorrido.

Um comentário:

Translate